quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A carne e o sangue


Publicado em: 2012
Autor: Mary Del Priore
Gênero: História do Brasil

        Pobre D. Leopoldina! Dedicada, puritana, apaixonada pelo marido, era infeliz em seu casamento. Também, como não seria? D. Pedro vivia atrás de suas inúmeras amantes, até encontrar Titília, como chamava carinhosamente. 

        É de conhecimento geral, que o imperador era apaixonado por sua amante, Domitila, a marquesa de Santos, com quem também teve filhos.

        Esse fascinante livro, montado a partir de relatos históricos, cartas pessoais e uma longa pesquisa por parte da autora, leva-nos de volta ao século XIX. Essa obra além de contar parte de nossa história, conta também o dia a dia de D.Pedro. O que ele fazia entre uma batalha e outra, com quem se encontrava...

        Enquanto o marido se divertia, a imperatriz sofria. Seus poucos momentos de sossego, se resumiam a escrever à irmã, que estava na Europa, e cavalgar. A princípio, ela era uma mãe amorosa e presente. Mas os profundos desgostos que o marido lhe causava, tornaram-na fria com o tempo. 
        Cada vez mais triste e amargurada, D. Leopoldina ainda sofria preconceito por ser estrangeira, por muito tempo, temeu por sua vida. Desejava voltar para sua pátria, a Áustria, mas já não tinha esperanças de que isso fosse acontecer.

        Gostei muito do livro, apesar de ter ficado com uma raiva imensa da marquesa de Santos, o livro foi muito bem projetado. Gostei da fonte, da textura da página, da capa. rs 
        A história foi realmente boa, complementou o que eu já havia estudado no ensino médio e ainda me trouxe novos conhecimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário